quarta-feira, 25 de junho de 2014

O gato e a raposa

O gato e a raposa
         O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
       _Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
       _Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
       _Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas...
       Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles. 
       _Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas. 

1 como andavam o gato e a raposa?
R:__________________________________________________

2- O texto diz que eles eram amigos, você acha que eram mesmo ou não? Justifique sua resposta com uma passagem do texto.
R:_____________________________________________________________________

3- O que você acha que aconteceu com a raposa no final da história levando em consideração as últimas palavras do gato?
R:______________________________________________________________________

4-Explique a moral da história É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas.____________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário