quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

texto "Apelo"

Apelo
“Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa da esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A noticia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali não chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos.
Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a ultima luz na varanda.
E comecei a sentir falta das primeiras brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.
Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.” TREVISAN, Dalton. In Bosi, A. (org.). O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1997.
ATIVIDADE – RESPONDA EM SEU CADERNO
1) Identifique o tema desenvolvido por Dalton Trevisan no texto lido.
2) O narrador afirma que, na primeira semana depois da separação, não sentiu falta da esposa. O que contribuiu para que a ausência dela não fosse sentida?
3) Identifique, no texto, as passagens em que a ausência da esposa é sentida pelo narrador.
4) A análise do foco narrativo desse conto é fundamental para a compreensão do texto.
a) Qual é ele? Justifique sua resposta.
5) Transcreva do conto as informações dadas sobre:
a) o tempo. b) o espaço.
6) Em que medida a construção do tempo e do espaço contribuem para o desenvolvimento do conto?
7) O narrador é de qual tipo?
8) No texto tem Discurso Direto. Explique.
9) Retire uma parte do texto que representa Discurso Indireto.


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