quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Atividades sobre o texto Furto de flor

Furto de Flor

 Drumond de Andrade

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
_ Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
 
 (Contos Plausíveis. RJ, José Olympio)

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

INTERPRETAÇÃO:
1- Leitura oral
2- Dar os sinônimos de – furtar – restituir – contemplar;
3- Quais as personagens do texto?
4- Quando e onde o fato aconteceu?
5- O que aconteceu?
6- Numerar as linhas do textos e destacar equilíbrio, desequilíbrio e novamente equilíbrio;
7- Destacar do texto: situação – complicação – clímax – desfecho;
8- Comentar as atitudes do porteiro e de quem depositou a flor no jardim.
9- O autor do furto arrependeu-se? Exemplifique.
10- Qual a cor da morte?
11- Como uma flor demonstra sua felicidade?
12- De que forma uma flor pode agradecer?
13- Que novidades você pode encontrar numa flor?

GRAMÁTICA:
1- Conjugue os verbos furtar, assumir e desabrochar no pretérito mais-que-perfeito;
2- No presente do indicativo os verbos: haver – sentir – temer
3- Os verbos: colocar – ir – cochilar no pretérito perfeito do indicativo;

IDENTIFIQUE PESSOA, TEMPO E MODO VERBAL:
1- Eu a furtara.
2- O porteiro estava atento e repreendeu-me.
3- Que idéia a sua de jogar lixo de sua casa neste jardim?
4- Passei-a para o vaso.

ANALISE AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DAS PALAVRAS DESTACADAS:
1- Notei que ela me agradecia.
2- Passei-a para o vaso.
3- Ela não estava feliz.
4- O porteiro estava atento.

IDENTIFIQUE A METONÍMIA DA FRASE:
1- O copo destina-se a beber.

QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir:
                                            FURTO DE FLOR
         Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a
para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina
a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso e notei que ela me agrade
revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplar
bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do va
mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar par
médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da mo
peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atent
repreendeu-me:
         – Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
                    Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. RJ, José Olympio, 1985. p
    Leia as afirmativas abaixo e coloque V para VERDADEIRO ou F para FALSO e em segu
assinale a alternativa que representa a sequência correta.
(   ) O texto Furto de Flor é predominantemente narrativo.
(   ) O autor ao longo do texto vai construindo um misto de narrativa e texto subjetivo.
(   ) O autor usou a 1ª pessoa para, supostamente, aproximar-se do personagem da narrativa.
(   ) Apenas pela leitura do título do texto, pode-se afirmar que o texto é narrativo.
      a)   ( ) VVFF
      b)   ( ) VFFV
      c)   ( ) VFVF
      d)   ( ) FVFF
QUESTÃO 02: Leia as afirmativas abaixo e coloque V para VERDADEIRO ou F para FALS
em seguida assinale a alternativa que representa a seqüência CORRETA.
( ) O autor parece supor que no copo a flor não estava satisfeita, pois ela poderia se sentir
amedrontada, uma vez que corria o risco de ser bebida.
( ) Ao longo do texto, o personagem vai gradativamente buscando manter a flor viva, mas nã
feliz no seu intento, pois a retirou de seu habitat natural.
( ) Segundo o texto de Drummond, a condição para haver novidade numa flor, sem agredi-la,
apenas admirá-la.
a)  (    ) Somente o item II é falso.
b)  (    ) Os itens II e III são falsos.
c)  (    ) Todos os itens são verdadeiros.
d)     (    ) Somente os itens II e III são verdadeiros.
FURTO  DE  FLOR

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
Trouxe-a  para a casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la  ao jardim. Nem apelar para o médico das flores. Eu a furtara eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
— Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985, p.80.

Questões textuais

1. O narrador nutre pela flor um sentimento de respeito, ternura e consideração. Que atitudes dele comprovam isso?

2. "Eu a furtara, eu a via morrer". Que sentimentos negativos o narrador deixa transparecer com a repetição da palavra "eu" nessa frase?

3. Releia este trecho:

"Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara "
a.  Que palavras e expressões foram usadas para dizer que a flor já não tinha mais vida?

b. O que sugere o gesto do narrador ao recolocar a flor no jardim?

4. O narrador usou a expressão "depositar a flor". Que palavras o porteiro usou para referir-se a esse gesto? O que sugere cada uma das expressões?

5. A censura do porteiro proporciona uma continuidade ao tom melancólico da narrativa ou provoca um ruptura? Explique.


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1. O texto acima foi escrito por Carlos Drummond de Andrade, um dos nomes mais célebres da literatura nacional. O gênero do texto é considerado crônica porque: a) é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar à população. b) tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. c) narra um fato do cotidiano com uma linguagem simples e um tema relacionado à vida urbana. d) consiste em uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. 2. O fato que dá origem a narrativa é: a) o cochilo do porteiro. b) o furto de uma flor. c) a infelicidade da flor. d) a atenção do porteiro. 3. Na frase: “O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.”, a palavra grifada “e” indica ideia de: a) tempo. b) causa. c) adição. d) intensidade. 4. O texto revela a história de um homem que decide levar para casa uma flor de um jardim. Logo depois, percebe que a flor não está feliz e isso resulta em tomada de decisões. Ao observar o desencadeamento das ideias do texto, é possível concluir que o tema geral da crônica pode ser definido como: a) efemeridade da vida. b) desapontamento profissional. c) liberdade para ser feliz. d) decepções amorosas. 5. A personificação é uma figura de linguagem utilizada para atribuir sensações e sentimentos humanos aos objetos inanimados. O trecho abaixo que é possível identificar um exemplo de personificação é: a) “O porteiro do edifício cochilava...” b) “... e coloquei-a no copo com água.” c) “Quantas novidades há numa flor...” d) “Logo senti que ela não estava feliz.” 6. O trecho abaixo cuja palavra grifada estabelece ideia condicional é: a) “... se a contemplarmos bem.” b) “... e flor não é para ser bebida.” c) “Já murcha, e com a cor particular da morte...” d) “mas a flor empalidecia.” 7. Há uma opinião em: a) “Temi por sua vida.” b) “Eu a furtara, eu a via morrer.” c) “... e flor não é para ser bebida.” d) “... eu assumira a obrigação de conservá-la.” 8. A que ou a quem se refere o pronome destacado no trecho: “... a obrigação de conservá-la.”? _________________________________ 9. Sobre o texto, é FALSO concluir que: a) No final do texto, a atitude do porteiro foi técnica e funcional. b) O narrador-personagem experimenta diversos sentimentos após o furto. c) A atitude do porteiro no final deixou o narrador-personagem enraivecido. d) Foram muitas as tentativas de ajudar a flor, mas todas foram sem sucesso. 10. Leia as frases abaixo retiradas do texto: Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Os sentimentos transmitidos pelo narrador-personagem nas frases acima são, respectivamente: a) ansiedade e revolta. b) angústia e frustração. c) tristeza e regozijo. d) exultação e aflição. 11. O fato de apanhar uma flor parece corriqueiro na cultura brasileira. Em sua opinião, qual o motivo que leva as pessoas a furtarem flores? __________________________________ 12. Retire do texto uma palavra que significa: a) germinara: ______________________ b) desvanecer: _____________________ c) afetuosa: _______________________ d) gomil: __________________________ e) comprometimento: ________________ f) entulho: _________________________ GABARITO 1C / 2B / 3C / 4A / 5D / 6A / 7C / 8. A flor. / 9C / 10B / 11. Resposta Pessoal. (Professor, comente com seus alunos que tal atitude é ilícita, mesmo que tenha uma finalidade plausível. Mostre que há uma lei que diz: "destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia" pode render detenção de três meses a um ano e/ou multa. Caso seja um crime culposo, em que o canteiro foi destruído sem intenção, a pena é de um a seis meses ou multa.) / 12. a) desabrochara, b) empalidecia, c) delicada, d) vaso, e) obrigação, f) lixo. Atividade retirada do site https://www.tudosaladeaula.com/2021/10/atividade-portugues-cronica-furto-de-flor-89ano.html

12 comentários:

  1. Bom dia! Parabenéns por seu Blog. Atualizado... muito bom. Gostei das atividades sobre o texto "Furto de flor" (Drummond) Gostaria de usar para salas diferentes ... adaptando a questões. Vc pode passar o gabarito? A gente sempre tem uma dúvida ou outra. Pensei em levar flores para sala... flor plantada/no vasinho/vivas... e flor na água. Acho que vai dar certo! As crianças poderão analisar e responder as questões. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Vc poderia enviar o gabarito. Eu gostaria de trabalhar este texto em sala de aula. Muito obrigada! Tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  3. Vc poderia enviar o gabarito. Eu gostaria de trabalhar este texto em sala de aula. Muito obrigada! Tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  4. Preciso da resposta destaca situação de equilíbrio e desequilíbrio e novamente equilíbrio no texto

    ResponderExcluir
  5. Preciso da resposta destacar situação de equilíbrio e desequilíbrio novamente equilíbrio no texto

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso também da resposta destacar no texto situação complicação clímax e desfecho

    ResponderExcluir
  7. que sentimentos o narrador demonstra ter em relação a flor roubada?

    ResponderExcluir