quarta-feira, 16 de março de 2022

Essas meninas

As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes om seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir. As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.                                   Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1994. Entendendo o conto: 01 – Dê o significado das palavras, retirado do texto, abaixo: ·        Pousou: assentou. ·        Ermo: deserto, desabitado. ·        Despersonaliza: descaracteriza. ·        Selvageria: brutalidade, violência, barbaridade. ·        Musical: harmoniosamente. 02 – Podemos separar o texto em duas partes. Qual é o fato que motiva a mudança do estado de espírito das meninas?       É a morte de uma delas. 03 – Qual é o estado de espírito das meninas: a)   Antes do crime? Elas estão alegres, despreocupadas. b)   Depois do crime? Elas ficam triste, sérias. 04 – Por que o uniforme despersonaliza as meninas?       Porque as torna todas semelhantes. A mesma cor, o mesmo distintivo as confunde: quem vê uma delas vê todas. 05 – Observe: “... essa meninas;                         Essas coisas sem importância.” As frases acima nos dão a entender que: (   ) As meninas são coisas sem importância. (X) As meninas despreocupadas adoram falar sobre coisas corriqueiras, comuns. 06 – Como o autor caracteriza a personalidade de cada colega?       Pelo modo como elas riem. 07 – Que frase denota a profunda tristeza das meninas pela morte da colega?       “Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir.” 08 – O sofrimento faz as pessoas amadurecerem rapidamente na vida. Que frase do texto nos transmite essa ideia?       “As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra.” 09 – Qual é o tema desse texto?       É a violência. 10 – Complete: A morte violenta de uma das alegres meninas fez com que elas se transformassem em sérias mulheres.

quarta-feira, 9 de março de 2022

ALÍVIO

 

ALÍVIO

Um homem sente que acordou, mas não consegue abrir os olhos. Tenta se mexer, mas descobre que está paralisado. Começa a ouvir vozes.

¾ Coitado.

¾ Olha a cara. Parece que está dormindo.

 ¾ Sente cheiro de velas. Será que...?

Outras vozes:

 É. Descansou.

Ninguém esperava. Tão saudável.

 ¾ Coitado... As vozes parecem conhecidas.

Ele começa a entrar em pânico. Concentra toda a sua força em abrir os olhos. Não consegue. Tenta mexer uma das mãos. Um dedo! Nada. Meu Deus. Preciso mostrar que é um engano, que não morri. Vão enterrar um vivo. Ou será que houve um engano? Morri mesmo. Estou ouvindo tudo, sentindo tudo, mas estou morto. Isto é horrível, isto é...

¾ Um homem tão bom...

¾ Grande caráter...

 ¾ Grande marido.

 ¾ Vida exemplar...

O homem fica mais aliviado. Pode estar num velório. Mas definitivamente, não é o seu. Disponível em: https://pt.slideshare.net/marciaoliveiraptg/simulado-delngua-portuguesa-9-ano.

 

1. No trecho "um homem sente que acordou, mas não consegue abrir os olhos.", o emprego da conjugação "mas" estabelece com a oração anterior uma relação de?

(   ) Explicação (   ) Escolha

(   ) Oposição  (   ) conclusão ou consequência.

2-No texto, a expressão “__ É. Descansou.”  Tem sentido de:

(A) acalmou. (B) dormiu. (C) parou (D) morreu

 

3- De acordo com o texto, o homem fica mais aliviado porque

(A) ouvia vozes conhecidas.

(B) tinha uma vida exemplar.

(C) estava sentindo tudo ao seu redor.

(D) por estar num velório e não ser o seu.

(E) era um grande homem e bom marido.

 

4- Por que o homem acha que o velório não é o seu?

R:________________________________________________________________________

5- Há traço de humor no trecho

 (A) “__ Olha a cara. Parece que está dormindo...” (l. 04)

(B) “Um homem sente que acordou, mas não consegue abrir os olhos.” (l. 01)

 (C) “Pode estar num velório. Mas definitivamente, não é o seu.“ (l. 18)

 (D) “__ Sente cheiro de velas. Será que...?

 

6. Qual dos trechos a seguir é um exemplo de discurso direto, ou seja, é a reprodução da parte da fala de alguém, de um personagem do texto.

(   ) Tenta se mexer, mas descobre que está paralisado

(   ) ¾ Coitado.

(   ) Ele começa a entrar em pânico

(   ) O homem fica mais aliviado.

  

Encurtando o caminho

 

Encurtando o caminho

Ângela Lago

Tia Maria, quando era criança, um dia se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer. Viu uma outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar caminho, fazendo o mesmo trajeto que ela. Tratou de apressar o passo até alcançá-la e se explicou:

 - Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga! Será que você se importa se nós formos juntas?

 - Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra – Quando eu estava viva, sentia exatamente a mesma coisa.

LAGO, Angela. Encurtando caminho. In: Sete histórias para sacudir o esqueleto. São Paulo: Campainha das Letrinhas, 2002. p. 15-16.

1. Identifique, no texto, os elementos da narrativa abaixo:

a) Personagens:

b) Tipo de narrador (narrador personagem ou narrador observador):

c) Espaço (local):

d) Conflito (problema que gera a história):

e) Desfecho (final):

2 -Qual a função desempenhada pelos travessões no texto?